XI Fórum

Observa-se cada vez mais que o mercado editorial demanda estratégias por parte das editoras para a conquista de novos leitores. Seja na preocupação com a tradução ou adaptação, que se diferencia de acordo com o público, na criação de novos selos editoriais elaborados para atender a nichos específicos de leitores e gêneros, ou no cuidado com o projeto gráfico, percebe-se a preocupação com os destinos do livro. Isso se expressa na própria arte de produção e distribuição do livro, as quais precisam se aperfeiçoar e se renovar constantemente. O XI Fórum de Editoração acontece, então, em um contexto em que palavras como adaptabilidade, acesso, atração e diversidade são muito expressivas, tornando-se oportuna a discussão a respeito de inovações na forma de distribuição dos livros e formação de um público leitor.
O Fórum de Editoração irá acontecer no dia 24 de outubro (sábado) na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, na rua Henrique Schaumann, número 777, em Pinheiros, São Paulo – SP.

Programação

9h
La Belle Infidèle: As Intervenções na Tradução
O que difere uma boa tradução de uma má tradução? A mesa procura discutir os aspectos da tradução enquanto trabalho autoral, os limites de interferência e as decisões a respeito de adaptações do texto em sua língua original. O nome Belles Infidèles, por sua vez, é uma metáfora surgida no século XVII para se referir a traduções que seguem uma fidelidade estilística, dinâmica e uma equivalência de efeitos. Mais do que tradução literal das palavras, o trabalho do tradutor é adaptar e recriar um texto.
Mediação: Prof. John Milton, FFLCH-USP.
Participantes
Sérgio Molina
Editora 34
Ivone Benedetti
Martins Fontes, L&PM, Record
Paulo Bezerra
Editora 34
13:15h
Selos Editoriais: as Várias Facetas das Editoras
A mesa abordará a criação de diferentes selos editoriais em uma mesma editora, prática que se torna cada vez mais recorrente. Sendo esta uma forma de se adequar a novos e diversos públicos, estabelecendo uma linha editorial especifica para cada um deles sem, no entanto, fugir completamente ao escopo da editora, o propósito será discutir como se dá esse processo e qual sua importância no mercado atual.
Mediação: Alessandra Pires, fundadora de O Agente Literário.
Participantes
Lilia Zambon
Companhia das Letras, selo Paralela
Mariana Rollier
Editora Rocco
Ana Cecilio
Editora Globo
10:45h
Livro Infanto-Juvenil: do Projeto ao Leitor
O livro é grande influenciador na formação das crianças, sendo muitas vezes usado como ferramenta educativa e também como forma de entretenimento. Visto que a leitura possui forte impacto na formação das pessoas, a mesa procura discutir desde o projeto gráfico do livro infanto-juvenil até os meios pelos quais o ele chega às crianças.
Mediação: Maria Viana, A Casa Editorial.
Participantes
Tereza Bettinardi
designer, co-fundadora do projeto A Escola Livre
Isabel Coelho
FTD
Mell Brites
Companhia das Letrinhas
15h
Um Livro no Caminho: Conquistando Novos Leitores
Embora o acesso à leitura seja algo limitado na sociedade brasileira, ela é fundamental na formação intelectual e crítica dos cidadãos. A mesa procura conhecer e discutir sobre projetos de incentivo à leitura, que vêm crescendo nos últimos tempos, tanto os existentes em bibliotecas, como as iniciativas particulares de encorajadores da leitura no país.
Mediação: Prof. Edimir Perrotti, ECA-USP
Participantes
Felipe Brandão
criador do projeto Esqueça um livro
Fernando Tremonti
criador do projeto Leitura no vagão
Maiana Monteiro
educadora do Espaço de leitura – Pq. da Água Branca, São Paulo
Coordenação: Beatriz Nogueira; Contatos: Beatriz Rosa, Isabella Schempp, Larissa Polix, Alice de Lucca, Beatriz Honrado, Isabella Sato, Lara Cammarota, Monique Sampaio; Arte: André Carrilho, Matheus Valim, Anna Serikyaku, Maria Cerdeira Jorge, Marina Timm, Natalia Evangelista; Divulgação: Jean Freitas, Sophia de Oliveira, Alice de Lucca, Anderson Silva, Beatriz Honrado, Monique Sampaio, Natalia Evangelista, Rodrigo Orsi; Patrocínio: Vittoria Prado, Larissa Polix, Sophia de Oliveira, Amanda Darcie, Anna Ferro, Anna Serikyaku, Isabella Sato, Lara Cammarota.