VII Fórum

A sétima edição do Fórum de Editoração abordou o tema Quem tem medo de inovar?, trazendo questões a respeito das transformações e desafios do cenário editorial brasileiro, como os e-books e a atuação de editoras estrangeiras no Brasil. O evento aconteceu no dia 22 de outubro de 2011, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima. Além das mesas de discussão, houve sorteio de livros.

Programação

9h
Mesa de debate
Livro na tela: e-book como transformador da leitura

Deixando de lado a discussão que põe em embate o livro impresso e digital, essa mesa teve como objetivo debater as possibilidades de inovação e recriação do texto pelos recursos do livro digital, as chamadas narrativa digitais.
Mediação: Pollyana Ferrari Teixeira, professora da PUC-SP e consultora em mídias sociais

Participantes
Ednei Procópio
membro da Comissão do Livro Digital da Câmara Brasileira do Livro
Sergio Herz
diretor da sessão digital da Livraria Cultura
Lilian Lima Franco
birô Trio Studio

13h30
Mesa de debate
Direitos autorais, deveres editoriais

A reforma na Lei dos Direitos Autorais não influencia apenas a vida dos autores: ela diz respeito também ao mercado editorial. A partir dessa premissa, a terceira mesa do evento colocou em pauta as diversas formas como as mudanças nessa lei alteram o trabalho dos editores.
Mediação: Miguel Said Vieira, especialista em gestão da propriedade intelectual

Participantes
Manoel J. Pereira dos Santos
coordenador e professor do curso de Especialização em Propriedade Intelectual da FGV-SP
Eduardo Pimenta
advogado especializado em Direitos Intelectuais pela FGV-RJ
Rodrigo Salinas
membro da Associação Brasileira de Direito Autoral
11h
Mesa de debate
E a universidade com isso?

Esta mesa procurou debater o andamento das pesquisas na área de editoração nas principais faculdades e como elas podem alterar o mundo editorial; outro ponto em questão doram os motivos dessa prática ser ainda ínfima no Brasil.
Mediação: Lilian Escorel, pós-doutoranda em Literatura Brasileira pelo IEB-USP

Participantes
Sandra Reimão
professora e pesquisadora da EACH-USP
Aníbal Bragança
professor da UFF e pesquisador da CNPq
Marilia de Araujo Barcellos
professora da UFSM

15h30
Mesa de debate
O ingresso das editoras internacionais no Brasil

O fenômeno da entrada de editoras estrangeiras no país não é novo, no entanto é cada vez mais significativo. Diante disso, a última mesa do Fórum discutiu os motivos de o Brasil ser atraente para essas editoras e quais os efeitos da inserção internacional em nosso mercado.
Mediação: Maria José Rosolino, coordenadora do curso de Produção Editorial em Multimeios na Universidade Anhembi Morumbi

Participantes
Matinas Suzuki
editor da Companhia das Letras e do selo Penguin
Paulo Maffia
editor da Abril Jovem
Lilia Zambons
Editora Planeta
Coordenação: Carla Nascimento. Contatos: Ana Rizzo, Bruna S. Mazzilli, Eugênia Gabriela Souza e Silva, Hugo Reis, Pedro Brito, Thaís Gaal. Arte: Alissa Queiroz, Beatriz Ramos Bevilacqua, Camila Juliani Baumhak, Luciane Yasawa, Olívia Lima, Victor Barbosa. Divulgação: Gabriela Ubrig Tonelli, Camila Cysneiros, Luciane Yasawa, Natália Mori Marques. Site: André Saretto, Luciane Yasawa, Marília Lima, Thaís Gaal. Patrocínio: André Saretto, Camila Cysneiros, Carla Nascimento, Isabella Albernaz. Colaboradores: Erika Jurdi.