V Fórum

Em seu quinto ano, o Fórum abordou o tema Cotidiano e teoria: foram discutidas questões relacionadas ao marketing editorial, políticas públicas para o livro e às tendências da área no Brasil. O evento ocorreu no dia 31 de outubro de 2009 e foi um sucesso de público, precisando ser transferido do pequeno para o grande auditório do MASP. Houve sorteio de livros e arrecadações para o Projeto Redigir (ECA-USP).

Programação

8h30
Mesa de debate
Editor: sabe o faz ou faz o que sabe?
Nesta mesa foram abordadas as diferenças existentes entre o aprendizado acadêmico e a prática no dia a dia das editoras. Existem incoerências, quais são, por que elas ocorrem e o que pode ser feito para solucionar os problemas apresentados foram alguns pontos contemplados.
Mediação: Plínio Martins Filho, diretor da Edusp.
Participantes
Cristina Yamazaki
sócia da Todotipo Editorial; mestre em Ciências da Comunicação
Dario Luis Borelli
professor das Faculdades Integradas Rio Branco
Maria José Rosolino
coordenadora do curso de Produção Editorial da Anhembi Morumbi
Paulo Werneck
editor da Cosac Naify
13h30
Mesa de debate
Políticas públicas para o livro e a liberdade editorial
Prosseguindo com o intuito de formar uma visão do mercado, propusemos uma mesa sobre políticas públicas relacionadas ao livro no país. Já que o governo é o maior cliente no mercado editorial brasileiro, discutimos a relação entre essas duas partes e seus aspectos relacionados à liberdade editorial.
Mediação: Samira Youssef Campedelli, professora da ECA-USP.
Participantes
Alexandre Faccioli
ex-diretor editorial das editoras Saraiva, SM e Escala Educacional
Nilson José Machado
Universidade de São Paulo
Rogério Gastaldo
Editor da Saraiva
11h
Mesa de debate
Revendo o preconceito contra o marketing
A segunda mesa promoveu um debate acerca do marketing editorial. Foram discutidas questões como a eficiência do marketing do livro no Brasil, seu real papel no incentivo à leitura, e o descompasso existente entre quem elabora o produto e quem faz sua divulgação.
Mediação: Maria José Rosolino, coordenadora do curso de Produção Editorial na Anhembi Morumbi
Participantes
Hélio Puglia
mestre em Administração pela FEA-USP
Marcelo Levy
diretor Comercial da editora Companhia das Letras
Maria Conceição Azevedo
Editora Peirópolis
15h30
Mesa de debate
Tendências da editoração no Brasil
Encerrando, houve uma mesa sobre as grandes tendências presentes no meio editorial, chamando a atenção para o que se tem feito, em termos de qualidade, criatividade, funcionalidade, e como o produto editorial está inserido no contexto dos desejos e necessidades do momento que vivemos.
Mediação: Carlo Carrenho, de Carrenho Editorial e PublishNews.
Participantes
Carlos Zibel
designer e professor da FAU-USP
Gabriela Dias
Editora Moderna
João Scortecci
presidente do Grupo Editorial Scortecci
Coordenação: Aline Souza. Contatos: Bárbara Prince, Júlia Yoshino, Tamires Cordeiro, Tamires Criscio, Vinícius dos Santos. Arte: Marina Constantino, Alicia Sei, Mariana Rodrigues, Nathália Dimambro, Raquel Nakasone, Tamires Cordeiro. Divulgação: Bóris Fatigati, Diego de Hungria, Eliezer Abrantes, Luciana Soga, Pietro Ferrari, Raquel Nakasone, Quezia Cleto. Site: Marília Reis. Patrocínio: Alicia Sei, Bóris Fatigati, Luciana Soga. Colaboradores: Ana Luiza Candido, Daniela Rocha.