II Fórum

Com o tema Leitura: incentivo x consumo, o Fórum apresentou, em seu segundo ano, discussões sobre o livro digital e os diversos centros de divulgação do livro, dentre os quais as livrarias, feiras, sebos e bibliotecas. Realizou-se no dia 8 de outubro de 2006, no pequeno auditório do MASP.

Programação

9h30
Estudo de caso
Marketing editorial e formas de divulgação

A meta desta mesa foi ilustrar métodos eficientes de aproximar o livro e o leitor por meio de diferentes formas de divulgação. Além de analisar campanhas de marketing, exemplificadas com casos de grandes sucessos editoriais, esse estudo de caso tentará esclarecer quais são os objetivos das editoras quando optam por determinados métodos de abordagem em relação aos leitores.

Participantes
Marcelo Duarte
Sócio Panda Books
Fernanda Freire
Alter Market – marketing cultural
Elizabeth Saad
Estudiosa de Marketing

14h
Debate
Feira de livros: consumo de cultura ou cultura do consumo?

O debate se comprometeu a analisar a feira de livros como meio de consumo e de incentivo à leitura e as expectativas das editoras que dela participam, assim como justificar suas posições caso não se associem a esses eventos.
Mediação: Samuel Leon, Editora Illuminuras.

Participantes
José Xavier Cortez
CBL / Editora Cortez
Rogério Chaves
Gerente de Vendas – Ed. Fund. Perseu Abramo
Plínio Martins Filho
Ateliê Editorial
11h30
Mesa de debate
Livro digital: como e por quê

A proposta desta mesa foi discutir a produção dos livros digitais e quais os objetivos buscados por quem trabalha com eles. Aliado à análise do formato e de sua interferência no produto, buscamos ponderar quais são as vantagens e desvantagens da digitalização dos livros, e sua relação com a divulgação.
Mediação: Rodrigo Salinas, especialista em Direito Autoral.

Participantes
Jack London
Google
Adriana Cybele Ferrari
Sibi
 
 

16h
Mesa de debate
Sebos, livrarias, bibliotecas e o direito de escolha do leitor

O objetivo dessa mesa foi avaliar os pontos positivos e os negativos de diferentes centros de divulgação do livro, no caso, a livraria, o sebo e a biblioteca. A ideia foi analisar a diferença de interesses de cada um deles,e como fazem para atrair os leitores.
Mediação: Ana Maria Camargo, biblioteca pessoal / colecionadora.

Participantes
Antônio José da Luz
Sebo Liberdade
Carlos Augusto Machado Calil
Secretaria Municipal e Estadual da Cultura
Samuel Seibel
Livraria da Vila
Coordenação: Paola Nogueira. Contatos: Ana Latgé, Carla Bitelli, Josiane Laurentino, Paola Nogueira. Arte: Camila Suzuki, Carla Almeida, Gabriela Kato, Louise Nagashima, Paola Nogueira, Rafael Vianna, Victor Malta. Divulgação: Ana Beatriz Freire, Gabriela César, Guilherme Kroll, Laís Atilano, Pedro Freitas. Hotsite: Rafael Vianna.