O Fórum de Editoração é um evento realizado pelos alunos de graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade São Paulo – ECA/USP. Criado em 2005 a partir da necessidade de discussão e reflexão sobre a área editorial, o evento chega neste ano à sua 11ª edição com o mesmo objetivo inicial: abrir espaço para o debate entre profissionais, pesquisadores e estudantes.
A variedade de assuntos abordados em edições anteriores mostra o quanto o livro é um objeto especial e expressivo; é por isso que, neste ano, falaremos da arte de fazê-lo. E, porque existe tanto cuidado no modo como ele chegará às suas mãos, falaremos também sobre leitura.


XI Fórum de Editoração:
"A Arte de Ler e (Re)fazer o Livro"


Observa-se cada vez mais que o mercado editorial demanda estratégias por parte das editoras para a conquista de novos leitores. Seja na preocupação com a tradução ou adaptação, que se diferencia de acordo com o público, na criação de novos selos editoriais elaborados para atender a nichos específicos de leitores e gêneros, ou no cuidado com o projeto gráfico, percebe-se a preocupação com os destinos do livro. Isso se expressa na própria arte de produção e distribuição do livro, as quais precisam se aperfeiçoar e se renovar constantemente.
O XI Fórum de Editoração acontece, então, em um contexto em que palavras como adaptabilidade, acesso, atração e diversidade são muito expressivas, tornando-se oportuna a discussão a respeito de inovações na forma de distribuição dos livros e formação de um público leitor.

Livro do Fórum

Perdeu as primeiras edições do Fórum? Não tem problema! Você pode adquirir os livros das primeiras edições.

Saiba mais!

Facebook